FCB tem recorde de inscrições para campeonatos estaduais

O primeiro Campeonato será o Sub-17, com início no dia 9 de março. No adulto, poderão chegar a 14 os participantes no masculino

0
234
Presidente Oscar Archer comemora crescimento do basquete em Santa Catarina. Foto: Adriano de Souza Krischke/FCB 

A Federação Catarinense de Basketball realizou na tarde desta quarta-feira, 21, a Reunião Técnica com representantes de clubes e ligas para apresentar as fórmulas de campeonatos, definir times participantes dos dez estaduais de base. Em 2018, pela primeira vez o basquete catarinense contará com mais de 200 equipes disputando os 12 torneios estaduais em uma temporada, sendo sub-12, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19 e o adulto, tanto no masculino quanto no feminino. O número exato ainda depende da definição dos estaduais adultos, a qual será realizada em nova reunião no fim de março.

Em 2017, foram 177 equipes ao todo, o que representa um crescimento de 15% neste ano. O resultado é fruto do projeto Basquete do Amanhã que surgiu com o intuito de massificar a prática do basquete entre as categorias sub-12, Sub-13 e Sub-15 e tem tido sucesso.

“O crescimento constante de praticantes de basquete é resultado desses anos do Basquete do Amanhã, pois dobramos o número de times desde 2011. Em relação ao ano passado, nenhuma categoria teve diminuição no número de participantes, pois as crianças que começaram lá atrás continuam tendo o incentivo e jogando basquete”, falou o coordenador técnico da FCB, Gastão Dubois.

Dirigentes de todas as as regiões do Estado participaram do do evento realizado na quarta-feira, em Florianópolis. Foto: Adriano de Souza Krischke.

O desafio agora é gerenciar o tempo para atender a todos os clubes e ligas filiadas, por isso, a definição é de que os torneios sejam disputados em, aproximadamente, três meses. O primeiro Campeonato do ano será o Sub-17, com início no dia 9 de março e fim previsto para junho.

“Ano passado promovemos cerca de 1.300 jogos e eventos, porém nesse ano teremos dificuldades de calendário, com Copa do Mundo, Eleições e diversos feriados. Então temos que tornar as nossas modalidades mais eficientes, com campeonatos disputados em menos tempo, aproveitando melhor nossos investimentos”, falou o presidente da FCB, Oscar Archer.

Os torneios estaduais serão realizados, em sua maioria, até agosto. Com isso, o segundo semestre contará com a Copa Interligas, juntando o campeão de cada uma das sete ligas regionais catarinenses que serão definidos em competições organizadas pelas próprias ligas. Além disso, a mudança visa evitar choques de datas com outras instituições que promovem torneios em Santa Catarina.

Texto: Lucas Inácio – Assessor de Imprensa / FCB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here