Microrregionais de Laguna e Treze de Maio dão início ao Dança Catarina 2018

0
259
Mais de 170 estudantes participaram do festival em Laguna (Foto: Antonio Prado)

Valeu a espera dos estudantes. Foi dada a largada para o maior evento de dança escolar do Brasil: o Dança Catarina e as duas primeiras cidades a sediar a competição foram Laguna, dia 31 de agosto, e o município Treze de Maio, no domingo, dia 2. Os dois municípios sediaram a etapa microrregional Sul.

Em Laguna, ginásio do Colégio Stella Mares esteve tomado de pessoas, a exemplo do ginásio Jaimir Dandolini Bez Fontana em 13 de maio. As escolas classificadas e primeiro e segundo lugar se classificaram para a etapa regional Sul de competição que ocorrerá em Balneário Camboriú entre os dias 17 e 18 de novembro.

Em Laguna mais de 175 bailarinos

Na competição em Laguna estiveram presentes 177 bailarinos e 15 coreógrafos de 15 escolas da microrregião. A Escola Estadual anfitriã. Nininha Guedes dos Reis foi a campeã na categoria mirim dança livre com a coreografia “Resgate anos 60”.

Já na categoria infantil danças populares e folclóricas a Escola Estadual lagunense Gregório Manoel do Bem, venceu com a coreografia “Bailando uma Tarantella”.

Quem também levou o público ao delírio foi a apresentação da coreografia “Expectro de Rosa”, pelos alunos da Escola Estadual André Antônio de Souza, que venceu na categoria infantil dança livre.

Por fim, na categoria juvenil dança livre, a grande campeã da noite foi a Escola Estadual Gracinda Augusto Machado, de Imbituba, com a apresentação “Os Indomáveis”.

“Evento marcará na lembrança das crianças”

Antes das apresentações diversas autoridades se fizerem presentes. O prefeito de Laguna Mauro Vargas Candemil disse que sentia honrado em poder sediar o evento. “Tenho certeza que essa competição ficará para sempre na lembrança desses adolescentes que participam deste festival”, destacou.

A coreógrafa Mapi Cravo, coordenadora do festival, enfatizou o caráter educacional do evento: “O Dança Catarina tem entre seus objetivos promover a pesquisa de temas culturais, incentivando a prática da dança nas escolas e proporcionando desenvolvimentos físicos, rítmicos e a integração  social dos educandos”.

Grupos lagunenses prestigiam

Antes das apresentações oficiais grupos artísticos lagunenses se apresentaram como Grupo da Terceira Idade da Barranceira, Grupo de Mulheres Artes Entrelaçadas do Magalhães, Herança Cultural, Stúdio Voga, Espaço Sam, Udesc e Expresso Company.

No município Treze de Maio, o palco da etapa da microrregional foi o ginásio Jaimir Dandolini Bez Fontana e envolveu 187 bailarinos oriundos de sete escolas da região.

A Escola Estadual Hercílio Luz, de Tubarão, venceu na categoria mirim livre com a coreografia “S.O.S. natureza”. Já na categoria infantil danças populares e folclórica a campeã foi a Escola Estadual Maria Duarte Vasconcelos, de Sangão, com a apresentação “Uma noite em Bollywood”.

E na categoria infantil livre a medalha de ouro ficou com os alunos da Escola Estadual Monsenhor Bernardo Peters, de Treze de Maio, com a dança “Let’s Go! Com a Duo”. E fechando a noite vieram as disputas na categoria juvenil dança livre e quem venceu novamente foi a Escola Estadual Monsenhor Bernardo Peters, com a coreografia “Um sonho? Meu swow”.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fesporte com o  apoio das prefeituras e Secretarias de Desenvolvimento Regional (ADRS).

Confira toda a programação

Etapa microrregional 
– Xanxerê – 18 de setembro
– Itá – 19 e 20 de setembro
– São Miguel do Oeste – 21 de setembro
– Saudades – 22 de setembro
– Quilombo – 23 de setembro
– Caçador – 24 de setembro
– Salete – 26 de setembro
– Ituporanga – 27 de setembro
– Presidente Getúlio – 28 de setembro
– Indaial – 29 de setembro
– São João do Itaperiú – 30 de setembro
– São Joaquim – 10 de outubro
– Concórdia – 11 de outubro
– Irineópolis – 13 de outubro
– Vargem – 14 de outubro
– Camboriú – 16 de outubro
– Lauro Müller – 17 de outubro
– Governador Celso Ramos – 19 de outubro

Etapa regional
– Leste-Norte – Gaspar (20 e 21/10)
– Sul – Balneário Camboriú (17 e 18/11)
– Centro-Oeste – Caçador (24 e 25/11)
– Oeste – Xanxerê (30/11 e 1º/12)

Texto: Antonio Prado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here