Atleta de Joinville venceu o marathon, prova de abertura do ciclismo

0
123
Foto: Fom Conradi

Por Murilo Roso

O ciclista Ricardo Pscheidt, de Joinville, viveu um dia especial nesta sexta-feira (7) nos 58º Jogos Abertos de Santa Catarina, em Caçador. No dia do aniversário, o veterano de 38 anos conquistou a medalha de ouro no marathon, prova que abriu as disputas do ciclismo. A competição, de 64 quilômetros em estrada de chão, foi realizada na estrada geral da comunidade Rio Bugre.

Com sol a pino e temperatura subindo rapidamente, largaram 113 ciclistas no masculino e 42 no feminino. Entre os homens, Alair Xavier, atleta de Rio do Sul, liderou quase toda a prova. Mas faltando 10 quilômetros para a chegada o veterano Pscheidt mostrou que ainda está em forma. O joinvilense alcançou o adversário e pedalou para a vitória.

“Foi uma corrida muito dura, com subidas fortes, mas no fim a estratégia deu certo. Quando alcancei o líder ele já mostrava sinais de estar desgastado. Ali percebi que poderia ganhar”, contou Pscheidt.

Ausente nos Jasc em 2017, com uma lesão na clavícula, Pscheidt voltou aos jogos em grande estilo para conquistar sua 11º medalha, sendo a 10ª de ouro.

“É um dia muito especial pelo meu aniversário e por mais uma medalha em Jasc. Não está fácil competir com os jovens que estão no auge, mas a experiência também conta a favor como foi o caso hoje”, comemora o campeão que cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h23min54s.

Completaram o pódio, em segundo lugar Alair Xavier, de Rio do Sul, com o tempo de 2h26min45s, e, em terceiro, Juliano Ern, também de Rio do Sul.

 Tamires, de Floripa, vence no feminino

Já no feminino a campeã foi Tamires Fanny Radatz, de Florianópolis, com o tempo de 2h59min05s. A atleta de 23 anos liderou praticamente toda a prova e chegou oito minutos a frente da segunda colocada, Tânia Pickler, de São José. A medalha de bronze ficou com Caroline Ebertz, de Concórdia.

Com a medalha de ouro no peito, Tamires comemorou, além da vitória, a estreia do ciclismo feminino valendo pontos nos Jasc. “Um dia pra guardar no coração. Fique emocionada em ver o pelotão cheio de meninas largando. Foi uma prova muito especial”, declarou a campeã.

Mais cinco provas

Até quarta-feira da semana que vem, o ciclismo tem mais cinco provas, uma por dia, para definir os campeões. Em 2017 o troféu da modalidade foi para Brusque, com Joinville em segundo e Florianópolis em terceiro.

Vale lembrar que nesse ano pela primeira vez na história dos Jasc está em disputa também o troféu feminino do ciclismo.

Programação 

Sábado (8) – 15h

Cross country (prova de 14 km em terreno acidentado com subidas, descidas e obstáculos)

Local – Parque das Araucárias

Domingo (9) – 8h masculino e 15h feminino

Estrada (prova de resistência 132 km masculino e 70 km feminino)

Masculino – largada Parque Central José Rossi Adami – trajeto pela rodovia Caçador – Lebon Régis – Fraiburgo – Videira – Caçador

Feminino – largada Parque Central José Rossi Adami – circuito na área central de Caçador

Segunda-feira (10) – 9h

Bicicross 

Local – Pista de Bicicross

Terça-feira (11) – 9h

Contra relógio individual (prova com largada individual e tomada de tempo 24 km masculino e 15 km feminino)

Local – SC 135 no posto da PRE em Calmon

Quarta-feira (12) – 9h

Dowhill (descida de ladeira)

Local – Morro das Antenas – Parque das Araucárias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here