Inspirado no pai, árbitro de 20 anos estreia nos Jasc

0
72
Foto: Antonio Prado

 

Por Murilo Roso

Os 58º Jogos Abertos de Santa Catarina vão ficar marcados na carreira do árbitro de basquete Leonardo Cruz Dubois, de apenas 20 anos. Em Caçador, o jovem faz sua estreia na competição..

Leonardo fez o curso de arbitragem de basquete há dois anos. De lá pra cá vem atuando principalmente em competições de base. Pela primeira vez nos Jasc, ele não esconde a emoção em apitar uma competição tão importante que faz parte da história da família há três gerações.

“Meu avô, Gastão Dubois, era radialista e participou da cobertura de inúmeros Jogos Abertos. Infelizmente, faleceu em 2016. E meu pai, Luiz Gastão, apitou muitos anos. Eu o assistia quando os jogos eram televisionados, e minha inspiração vem daí”, conta Leonardo.

Final dedicada ao pai

Luiz Gastão não veio a Caçador, mas não deixou de ser homenageado pelo filho. Leonardo foi um dos três árbitros na final do basquete feminino, entre Blumenau e Chapecó, justamente no dia do aniversário de 44 anos do pai.

“Essa coincidência da data me deixou muito feliz, foi uma forma de homenagem. É ele que me incentiva a estar sempre atualizado com as regras e aplicá-la com convicção dentro da quadra”, acrescenta.

Apoiado pela Federação Catarinense de Basquete, preocupada com a renovação da arbitragem, Leonardo deve ser, a partir de agora, presença constante nos Jasc.

“Está sendo uma experiência fantástica. Estou apitando com profissionais renomados e isso já mudou o patamar da minha carreira nesses 14 jogos que trabalhei até agora. Espero evoluir cada ano um pouco mais”, conclui o jovem, que sonha em ser árbitro internacional de basquete no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here