Blumenau e Itajaí conquistam ouro na ginástica artística

0
30
Foto: Heron Queiroz
Por Heron Queiroz 
Encerrada na manhã deste domingo (16), último dia de competições da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a modalidade de ginástica artística teve no lugar mais alto do pódio Blumenau, no feminino, e Itajaí, no masculino. Florianópolis e Criciúma aparecem na sequência no feminino, e Blumenau e Balneário Camboriú completaram o pódio masculino.
Os destaques da competição reeditam a edição de 2017, com Jamile Bloedorn, por Blumenau, e Tomás Vitachi, por Itajaí. Eles já haviam vencido no individual geral nos Jasc de Lages. Natural de Blumenau, Jamile somou neste ano cinco medalhas: quatro de ouro e uma de prata. “Ginástica é algo que descobri desde cedo que me daria futuro. Participo para ajudar minha equipe e sentir o sabor de ser campeã”, disse a ginasta de 16 anos, há 10 praticando a modalidade.
O ex-seleção brasileira de ginástica artística (2006 e 2007), vice-campeão pan-americano em 2006, no Quebec, Canadá. Tomás Vitachi é natural de Jundiaí (SP). Com 29 anos, este é o terceiro título nos Jasc (2013, 2017 e 2018). “Hoje pratico ginástica por hobby. Meu maior projeto agora é voltar a vencer nos Jasc em 2019”, disse o ginasta, que conquistou seis medalhas (quatro de outro, duas de prata e uma de bronze.
A modalidade teve a participação de 91 ginastas, representando nove municípios no feminino e dez no masculino. “É muito difícil da continuidade à carreira de ginasta, em função de estudos e outros compromissos pessoais, mas continuamos mantendo um nível alto e um número de participantes acima do limite para pontuar nos Jasc. Isso para nós é muito bom”, disse a coordenadora da competição de ginástica artística, Jocélia de Oliveira Gonçalves.
Foto: Heron Queiroz
A modalidade de ginástica rendeu a Blumenau 21 pontos no quadro geral, 13 pela conquista no feminino e oito pelo vice no masculino. Já Itajaí obteve 13 apenas pela conquista no masculino, já que o município recebeu punição do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC), pelo uso de duas atletas federadas por outro estado: Kelly Faria e Jady Correa.
Confira os boletins com todos os resultados dos Jasc 2018, em http://www.fesporte.sc.gov.br/consultas/documentos-indice/category/630-estadual-cacador

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here