Fesporte e SOL tratam de Troféu Gustavo Kuerten e seminário da Lei de Incentivo ao Esporte

0
512
Medalhas para os destaques do ano foi apresentada na reunião. (Foto: Heron Queiroz)

Troféu Guga Kuerten e seminário sobre Lei de Incentivo ao Esporte foram temas abordados no encontro desta tarde de terça-feira (25) entre a Presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, e o diretor de Administração, Marcos Daniel da Cunha, e representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL): o diretor de Políticas Integradas do Lazer, Jorge Dolzan, e a gerente de Políticas de Esporte, Aline Floss.

O encontro, que aconteceu na sede da Fesporte, serviu para alinhar as ações entre os dois órgãos na realização de ambos os eventos. Criado em 2008, o Troféu Gustavo Kuerten premia destaques do ano no esporte e paradesporto catarinenses, em 15 categorias, envolvendo atletas, técnicos, árbitros e entidades. Nomes como de Marquinhos Santos (futebol), Bruninho (vôlei), Douglas Brose (caratê), Sheila Finder (atletismo) e Mariany Miyamoto (ginástica rítmica) estão entre os já contemplados, que já totalizam cerca de uma centena.

A entrega dos prêmios acontecerá no dia 26 de novembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, em parceria com o Instituto Guga Kuerten. Federações esportivas e entidades paradesportivas deverão encaminhar formulário para indicar seus destaques. Caberá à Gerência de Políticas do Esporte da SOL avaliar as informações e enviar homologação dos candidatos ao Conselho Estadual de Esporte (CED), responsável pela escolha de dois finalistas em cada categoria. Os candidatos remanescentes são escolhidos por meio de votação online, no site do Troféu Guga Kuerten.

Dos três mais votados pela Internet somados aos dois escolhidos pelo CED, por categoria, são selecionados. O campeão de cada categoria é eleito pela Curadoria do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte formada por representantes da SOL, da Fesporte, do CED, do TJD/SC, do Conselho Regional de Educação Física (Cref), da Associação dos Cronistas Esportivos (Acesc), do Instituto Guga Kuerten e da Associação das Federações Esportivas do Estado de Santa Catarina (Afesc).

Outro importante ponto de pauta tratou do seminário sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que acontecerá no dia 24 de outubro, também no Teatro Pedro Ivo. O evento permitirá aproximação entre empresas e entidades esportivas, governamentais ou não, cm o principal objetivo de instruir acerca da LIE (Lei 11.438), que permite que empresas invistam até 1% do que pagariam ao Imposto de Renda a projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.

Na programação, que acontecerá das 13h às 18h, haverá palestra com o coordenador da LIE, do Ministério do Esporte, Kellyson Gomes. Ele abordará acerca de como patrocinar o esporte investindo seu imposto por meio da LIE. Além disso, uma mesa redonda envolvendo representantes de instituições como o Instituto Guga Kuerten e Associação Joaçabense de Voleibol, bem como do setor empresarial catarinense, com o objetivo de realizar uma rodada de negociações.

Na oportunidade, a Professora Natália Petry formalizou o convite para os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, os Parajasc, que acontecem de 10 a 14 de outubro, em Jaraguá do Sul.

Texto: Heron Queiroz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here