SC estreia na regional dos Jogos Escolares com o handebol feminino

0
402
Escolas de Chapecó e Lages entram em quadra nesta quinta-feira (Foto: Heron Queiroz/arquivo)

A delegação de Santa Catarina estreia nesta quinta-feira, 27, na etapa regional 3 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), em Joinville, com o handebol feminino.

Na faixa etária 15 a 17 anos a Escola Estadual Bom Pastor, de Chapecó, enfrenta às 16h30 o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, de Goiás, no ginásio Edmundo Doubrawa.

Já entre as estudantes de 12 a 14 anos, no mesmo ginásio, a Escola Municipal Santa Helena, de Lages, pega na primeira rodada a Escola Municipal Dr. Eduardo Olimpo Machado, de Mato Grosso do Sul, às 15h15.

As demais cinco escolas estreiam na sexta-feira-feira, 28. A competição prossegue até domingo e as duas primeiras escolas classificadas garantem vaga para a etapa nacional da competição que será de o período de 12 a 25 de novembro em Natal.

Representantes de SC

Na faixa etária 15 a 17 anos, o basquete masculino de Santa Catarina será representado pelo Instituto Estadual de Educação, de Florianópolis. O handebol masculino entrará em quadra com os alunos do Colégio Industrial, de Lages. Já o handebol feminino tentará o título com as meninas da Escola Estadual Bom Pastor, de Chapecó.

A Escola Estadual Anísio de Freitas, de Santo Amaro da Imperatriz, defenderá as cores catarinenses no voleibol masculino.

Na competição 12 a 14 anos Santa Catarina participa com o Colégio São José, de Itajaí, no basquete masculino. No handebol masculino o representante do estado será a Escola Estadual Rubens de Arruda Ramos, de Lages. Já o handebol feminino terá o talento das alunas da Escola Municipal lageana Santa Helena.

Time SC

A delegação de Santa Catarina em Joinville é formada por 80 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.  A competição é promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reúne escolas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minais Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Cerca de 1.500 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, equipes de arbitragem e jornalistas, participarão do evento. Basquetebol, handebol, futsal e voleibol serão as modalidades disputadas.

A delegação de Santa Catarina será gerenciada na competição pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte.

Para a etapa nacional as escolas de Santa Catarina já estão classificadas, nas duas faixas de etárias,  no atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez.

Nas coletivas, 12 a 14 e 15 a 17 anos, os catarinenses já estão classificados para Natal com o masculino e feminino do futsal e voleibol e o basquete feminino.

Readequação dos Jogos Escolares

Neste ano, os Jogos Escolares da Juventude passaram por readequação. A etapa nacional da competição acontecerá em apenas uma cidade ao contrário dos anos anteriores que ocorria em cidades e períodos específicos para 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Também foram instituídas as etapas classificatórias para as modalidades coletivas – basquete, handebol, futsal e voleibol para os estados que não conseguiram classificação entre os dois primeiros colocados na etapa nacional em 2017. Visando diminuir custos (30% em relação a 2017), o  COB dividiu a competição, com a participação de todos os estados brasileiros, em três regionais: etapa 1, com sede em Natal; etapa 2, Manaus (todas já realizadas), e etapa 3  com sede em Joinville.

Para a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, a expectativa é que Santa Catarina faça um bonito papel na competição. “Nosso estado já tem uma tradição nos JEJs e acredito muito no potencial de nossos atletas para conseguirem classificação para a etapa nacional em Natal” enfatiza a presidente, que acompanhará de perto o torneio.

Texto: Antonio Prado

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here