Florianópolis e Itajaí dominam o ciclismo dos Parajasc

0
367
Disputa no contra-relógio permite o uso da bicicleta por dois atletas, sendo um guia e o outro com deficiência visual. (Foto: Julio Zero2)

Por Júlio Castro

     Florianópolis e Itajaí dominaram a disputa do ciclismo realizada ontem em Jaraguá do Sul, uma das 11 modalidades incluídas no programa da 14ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, os Parajasc. A prova foi realizada num circuido de cinco quilômetros sob chuva em uma rodovia da bela zona rural, denominada Ribeirão Grande do Norte.
Com largadas que aconteceram em intervalos de um minuto, as equipes feminina e masculina, compostas por dois ciclistas, sendo um guia e um atleta com deficiência visual, cumpriram o percurso de cinco quiulômetros em menos de 10 minutos. A melhor marca foi da equipe masculina de São José.
O ciclista Orides Joel de Lina percorrreu o trecho em sete minutos e 24 segundos, seguido pelo itajaiense Alvacir Paulo da Silva, com o tempo de oito minutos e 32 segundos. Em terceiro chegou Cesar Oliveira da Silveira, de Criciúma. Ele cumpriu o percurso em 9 minutos e 21 segundos.
No feminino, a ciclista Eva de Jesus Pereira, de Florianópolis, foi a campeã da prova com o tempo de nove minutos e 40 segundos. Joinville, com a atleta Ana Luisa dos Santos cehgou em segundo lugar (10m24seg) e Inês Berlanda Seidler, de Florianópolis, com 10 minutos e 49 segundos garantiu a medalha de bronze com o terceiro lugar na classificação geral.
Coordenador da modalidade, o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo João Carlos de Andrade, anunciou que em 2019, por ocasião da disputa da 15ª edição dos Parajasc, a disputa terá uma atração a mais. Atualmente a prova é disputada apenas por deficiente visuais (DV).
No próximo ano, será a vez dos deficientes físicos com a utilização da bicicleta convencional adaptada aos amputados e também para aqueles atletas que possuem algum tipo de paralisia. Eles vão competir nos triciclos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here