São José predomina no Festival Dança Catarina da Grande Florianópolis

0
96
"Quando a Violência Causa o Silêncio", do Colégio Marista de São José, foi a coreografia que venceu na categoria mirim livre (Foto: Heron Queiroz)

Por Heron Queiroz

     As últimas apresentações da etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina aconteceram na noite de sexta-feira, 19, no Ginásio Municipal de Esporte Calheiros, em Governador Celso Ramos.

     A 20ª sede do Festival contou com 19 apresentações competitivas nas categorias mirim (6 a 11 anos), infantil (12 a 15 anos) e juvenil (acima de 15 anos), nos estilos livre e popular. Cerca de 380 bailarinos de 18 escolas da região da Grande Florianópolis disputaram duas vagas de cada estilo e categoria (exceto a mirim), na etapa regional, que acontecerá em Balneário Camboriú, em 16 e 17 de novembro, pela região Sul.

     São José foi o grande vencedor, com dois títulos, ambos pelo Colégio Marista, no mirim e no infantil livres, e um segundo lugar pelo Colégio Reino Azul, no mirim livre.

Confira os vencedores da noite

Mirim livre

1º Colégio Marista São José, de São José – coreografia “Minha Doce Criança”

2º Colégio Reino Azul, de São José – coreografia: “Festa nos Gantois Orum, a Morada dos Deuses”

3º Escola Profª Dalma Luz de Azevedo – coreografia: “Baby”

Infantil livre

1º Colégio Marista São José, de São José – coreografia: “Quando a Violência Causa o Silêncio”

2º Escola Profª Elvira Sardá da Silva, de Governador Celso Ramos – coreografia: “New Time”

3º Colégio Marista, de São José – coreografia: “Latinurbanos”

Infantil popular

1º Escolar Maria Amalia Cardoso – coreografia “Cúmbia Columbiana”

Juvenil livre

1º Instituto Estadual de Educação, de Florianópolis – coreografia: “As Bruxas de Itaguaçu”

     A noite ainda contou com 20 apresentações da amostra não competitiva. Segundo a coordenadora-geral do evento, Mapi Cravo, as apresentações da mostra oportunizam alunos e escolas que estão iniciando na atividade de dança, poderem ganhar experiência. “A mostra é um processo de fomento, que permite grupos, coreógrafos e bailarinos qualificarem os trabalhos e as edições futuras do evento, além de garantir o surgimento de novos bailarinos e coreógrafos”, completou Mapi.

     Sem muito tempo para descanso, a comissão organizadora e corpo de jurados do Festival Dança Catarina começa já nos dias 20 e 21 de outubro a etapa regional, com as apresentações da região Leste-Norte, em Gaspar. A região Oeste é a segunda a receber o Dança Catarina nessa etapa. Será em Itá, nos dias 9 e 10 de novembro. Nos dias 16 e 17, será a vez de Balneário Camboriú, pela região Sul, e, para finalizar, 23 e 24 de novembro, em Caçador, na região Centro-Oeste.

     Além da competição na etapa regional, os grupos vencedores também terão a oportunidade de participar de uma oficina de dança oferecida pela Dois Pontos Cia de Dança e Teatro e pelo corpo de jurados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here