Festival Dança Catarina vai além das disputas entre palcos

0
187
Maria Pacoal, Luciane Martins (sentada) e a coreógrafa Júlia em preparativos para a apresentação oficial após passagem de som. Foto: Júlio Castro.

Por Júlio Castro

     Intensidade e um misto de dedicação e apreensão. Chegar até a etapa regional do Festival Escolar Dança Catarina, definitivamente não é tarefa fácil. Mais que a disputa nos palcos, a preparação passa até mesmo pela ajuda de profissionais da psicologia. As coreógrafas, então, desempenham praticamente todos os papéis junto as suas bailarinas.

     “Escutar o choro, consolar diante dos erros, trabalhar todas as peculiaridades características da idade é sempre um desafio para nós. São adolescentes, compreendemos muito e levamos adiante”, comenta a coreógrafa Júlia Somokovitz, da Escola Tereza Cristina de Laurentino, cidade do Alto Vale do Itajaí. Ela, também, nas horas vagas, contribui com o afeiçoamento das vaidades, às vezes por meio de uma “chapinha” no cabelo e outras na produção do figurino de cada uma de suas pupilas.

     A profissional conta que até chegar à etapa regional do Dança Catarina, que termina neste domingo, em Gaspar, foram quase quatro meses de preparação entre ensaios e a busca pela melhora comportamental nos palcos das nove bailarinas que reconquistaram o direito de disputar um regional depois de quatro anos. “Nos últimos dias, o quadro de ansiedade aumentou com proximidade do regional”, lembra a coreógrafa.

     Maria Pascoal, 18 anos, é uma das mais extrovertidas do grupo, porém confessa conviver com a pressão psicológica. “Talvez eu possa ser a mais experiente no grupo, mas no fundo o medo de errar é constante”, comenta a bailarina que está entre as que têm a responsabilidade de puxar a coreografia revelando que já procurou ajuda psicológica para minimizar a tensão diante dos palcos.

Sem seus figurinos, as nove bailarinas da Escola Tereza Cristina de Laurentino ocupara a tarde de domingo fazendo o reconhecimento do palco e também a passagem de som. Escola é uma das 20 que se apresentam no Regional de Gaspar. Foto: Júlio Castro

     Luciane Martins, 17 anos, conta que chegar na etapa regional foi uma das coisas mais incríveis que aconteceu na sua vida e ressalta a responsabilidade de concorrer com as melhores dos estados em sua categoria. “A gente sabe que o nível aqui é muito alto e precisamos manter o foco. No palco a gente esquece de tudo, sente o ritmo da música e  relaxa procurando dar o máximo”, revela.

     O Festival Escolar Dança Catarina está em sua 19ª edição. Em 2018, até chegar a fase regional, passaram pelos palcos em 21 municípios 5.290 estudantes. O evento é uma realização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Entre técnicos, professores de Educação Física, coreógrafos, pessoal de apoio e de gerenciamento, a caravana do Dança Catarina conta com aproximadamente 320 profissionais e já percorreu mais 15 mil quilômetros.

     A etapa regional de Gaspar é a primeira da série de quatro que ainda irá acontecer o final do ano. Entre os dias 9 e 10 de novembro, à cidade de Itá, será sede da regional Oeste, que abrange as escolas representantes das ADRs de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Xanxerê, Chapecó e Seara.

     Nos dias 16 e 17 de novembro, o evento se instala em Balneário Camboriú com as disputas entre as escolas das ADRs da Grande Florianópolis, Brusque, Itajaí, Laguna, Tubarão, Criciúma, Braço do Norte e Araranguá.  O Festival Escolar Dança Catarina fecha a temporada 2018 com a Regional Centro-Oeste, em Caçador, nos dias 23 e 24 de novembro, com as escolas das ADRs de Lages, São Joaquim, Campos Novos, Curitibanos, Caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas e Concórdia.

     O Festival Escolar Dança Catarina é  considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil e tem como principais objetivos fomentar a dança nas escolas e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here