JASC 2020 será em Brusque

0
468
Foto: Orlando Pereira

Brusque será sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2020. A confirmação saiu na tarde desta terça-feira, com a declaração do presidente da Fesporte Rui Godinho, durante reunião virtual com os presidentes de federações esportivas do Estado. A 60ª edição dos Jasc inicialmente seria realizada em Jaraguá do Sul em novembro, porém com a pandemia do Covid-19, ficou temporariamente suspensa e agora a nova sede será a cidade onde a competição nasceu há 60 anos.

A competição será fragmentada. Conforme o diretor de esportes da Fesporte Marcelo Brigadeiro, Brusque ficará com o maior número de modalidades, entre elas a natação, futsal, voleibol, basquetebol, tênis de mesa, bolão, ciclismo, xadrez e a bocha. As demais modalidades acontecerão nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú, Rio do Sul e Timbó que ficará com o atletismo. Balneário Camboriú será a segunda cidade com maior número de modalidades. Além das artes marciais (judô, taekwondo, karatê e jiu-jitsu) terá também o handebol e o triátlon.

Além do fracionamento das competições em cidades diferentes, haverá também a redução do número de atletas. As fases de cada modalidade serão reduzidas, bem como o número de seus participantes afim de que haja uma redução no número de dias da competição. Certo mesmo é que as disputas acontecerão sem a presença de público para evitar o risco de contaminação do corona vírus.

Um protocolo elaborado pela Fesporte, em parceria com a secretaria estadual de saúde e federações esportivas está em formatação para ser adotado durante as disputas das modalidades. “Estamos trabalhando com a possibilidade de que todos os atletas e participantes dos Jasc venham a fazer os testes de identificação do corona vírus pelo menos 72 horas antes de desembarcar em Brusque ou nas cidades que sediarão suas modalidades”, comentou o presidente da Fesporte Rui Godinho.

Pelo cronograma definido pela Fesporte, o período de 11 a 17 de setembro está reservado à realização do cadastro dos municípios interessados em disputar os Jasc. Em outubro serão realizadas as fases regionais e cerimônia de acendimento do fogo simbólico. O mês de novembro está reservado para a disputa da fase Estadual dos Jasc. A idade mínima para a disputa na maioria das modalidades presentes nos Jasc passa a ser de 15 anos, conforme decisão da diretoria da Fesporte e o Conselho Estadual de Esporte (CED).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here