
Por Júlio Castro
O ciclismo feminino entra, em definitivo, no rol das modalidades que vão valer pontos e troféus aos municípios campeão e vice do naipe na versão 2018 dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Caçador. A decisão saiu da resolução 03/2018 assinada, extraordinariamente, pela presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) Natália Lúcia Petry e homologada pelo presidente do Conselho Estadual de Esporte (CED-SC) Alexandre Monguilhotti.
A decisão da presidente da Fesporte fundamenta-se em proposta registrada em ata durante o congresso técnico do Jasc em 2 de novembro do ano passado, quando ficou estabelecido que o troféu do ciclismo feminino seria instituído em 2018. Solicitação dos municípios já havia sido feita durante a realização dos Jogos Abertos de Joaçaba de 2015.
“Não podíamos cometer essa injustiça com o ciclismo feminino. A Fesporte teve a hombridade de reconhecer que houve um erro de encaminhamento. O ciclismo feminino existe há muito tempo e vamos oportunizar que cresça em nossas competições”, ressaltou a presidente da Fesporte.

Tanto a diretoria da Fesporte quanto o CED-SC se reuniram extraordinariamente na tarde de terça-feira (04) para tratar da questão apegando-se à prerrogativa prevista no Artigo 6º, inciso 4º do Regulamento Geral das competições da Fesporte que prevê “a excepcionalidade nas mudanças no regulamento, desde que seja em data posterior a 31 de outubro anterior ao da competição”. Com o ingresso das mulheres no ciclismo, agora passam a ser 42 os troféus que serão distribuídos nos Jasc de Caçador que acontece a partir do próximo dia 7.
Confira abaixo as resoluções da Fesporte e do CED