Voo de 40 horas para acertar nos Jasc

Fotos: Heron Queiroz

 

Por Heron Queiroz

O mais expressivo nome do tiro esportivo brasileiro na atualidade, Felipe Wu chegou a Caçador neste domingo (9), no decorrer das competições, para não deixar de participar de mais uma edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Ele estava em Changwon, Coreia do Sul, onde participou do Campeonato Mundial de Tiro. Foi sexto colocado na prova de pistola 50m, mas apenas a dois pontos do terceiro colocado. Felipe chegou a São Paulo, onde mora; de lá, partiu para Curitiba, onde mora a namorada, Ronsane Budag, também atiradora e participante dos Jasc na modalidade de armas longas, e ambos rumaram para Caçador.

Wu participaria das provas de pistola ar comprimido e pistola 50m, mas as 40 horas de viagem não permitiram chegar a tempo. Mesmo assim, compete na tarde deste domingo (9), na prova de pistola fogo central. “Cheguei bastante cansado devido ao tempo de viagem e ao fuso horário, mas vim principalmente para ajudar ao máximo a equipe de Chapecó”, disse ele.

Medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio (2016) e ouro nos Pan-Americanos de Toronto (2015), o paulistano Felipe Wu começou a praticar tiro esportivo em 2004. Escolheu Santa Catarina para se federar e teve sua primeira participação nos Jasc de 2009. Na ocasião, ele competia por Joinville. Três edições depois, foi convidado para competir por Chapecó.

“Santa Catarina é o melhor estado em termos de tiro esportivo. A qualidade aqui é muito boa. Por isso, estou federado aqui. É muito provável que essa qualidade se dê pela cultura europeia que é muito forte aqui, e não há preconceito em relação à modalidade. Aqui não relacionam o tiro esportivo com violência”, explicou Wu.

Além de Felipe Wu, outros nomes fortes estão presentes nos Jasc, como Stênio Yamamoto, de Chapecó, e Wladimir da Silveira, de Rio do Sul, ambos em armas curtas, e a blumenauense Rosane Budag, que compete por Timbó, nas armas longas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here