Dança germânica embala abertura dos Parajasc

Dança caracteriza a verdadeira integração (Foto: Heron Queiroz)

Por Antonio Prado

     A dança germânica “Tanz Folge”, coreografada pelos alunos da Apae de Jaraguá do Sul e do Colégio Jaraguá, embalou a festa da cerimônia de abertura da 14ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), na noite desta quarta-feira (10), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul.  A dança, que misturou dançarinos deficientes e não deficientes, simbolizou a integração entre as pessoas por meio do esporte e da dança.

     A cerimônia começou de forma diferenciada pela entrada das bandeiras do Brasil, Santa Catarina, Jaraguá do Sul e Fesporte que foram conduzidas pelo 14° Batalhão da Polícia Militar.

     Outro ponto bastante significativo e emocionante foi a execução do hino nacional também pelo coral dos alunos da Apae de Jaraguá do Sul, assim como a entrada do fogo simbólico conduzido pelos atletas jaraguaenses Alex Pereira de Carvalho, da bocha paralímpica, e Vinícius Silva Prado, do atletismo.

     O saxofonista Roberto Kock executou o hino de Santa Catarina e do município sede. Já Luís Henrique Tomaselli, do atletismo do município anfitrião, fez o juramento de atleta.

     Nos discursos das autoridades a convergência girou em torno do esporte como elemento de superação do ser humano e os Parajasc como sendo referência para o Brasil.

     Entre os presentes o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli;  a presidente da Fesporte , professora Natália Lúcia Petry, e o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Irvaldo Brandão, que veio do Rio de Janeiro especialmente para o evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here