Por Orlando Pereira
Chapecó conquistou o troféu de campeão geral do tiro ao prato da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A equipe venceu a prova de trap americano e mesmo antes de terminar o trap double, realizada nesta segunda-feira (10). Os atiradores chapecoenses comemoraram o segundo título consecutivo pelo resultado obtido por Itajaí, que acabou levando a medalha de bronze porque foi ultrapassado por Tubarão. A competição esse ano foi de alto nível técnico. Para comprovar, houve empate por equipes no trap double e pela disputa pela medalha de prata, na mesma prova, havendo a necessidade de nova série de 50 tiros.
O tiro ao prato de Chapecó é uma modalidade recente. A equipe foi montada há quatro anos e já é bicampeã dos Jasc. O coordenador André Moratelli adiantou que no total são 20 atiradores. “Realizamos sempre uma prova interna e os melhores colocados vieram para Caçador”. Ele observou que desta vez mudaram alguns integrantes. Na prova individual, Maicon Soares, de Tubarão, foi o primeiro colocado. Como Dilmar Fernandes Júnior, igualmente de Tubarão, e Ari Sérgio Barbosa Pereira, de Chapecó, somaram a mesma quantidade de pontos e assim houve a necessidade de desempate. Dilmar acabou vencendo.
Armas longas
O troféu do tiro armas longas foi conquistado por Jaraguá do Sul, somando a pontuação das provas de carabina deitado individual; apoiada; ar seta; e ar. Timbó ficou com a medalha de prata e São Bento do Sul, com a de bronze. O campeão individual da prova foi Leonardo Moreira, de Jaraguá do Sul. Em segundo ficou Bruno Heck, do mesmo município e em terceiro Alizeu Farias, de Timbó.
Classificação final do tiro ao prato
1º Chapecó – 13 pontos*
2º Tubarão – 8 pontos
3º Itajaí – 5 pontos
4º Blumenau – 3 pontos
5º Concórdia – 2 pontos
6º Agrolândia – 1 ponto
Classificação final do tiro armas longas
1º Jaraguá do Sul – 13 pontos*
2º Timbó – 8 pontos
3º São Bento do Sul – 5 pontos
4º Joinville – 3 pontos
5º Blumenau – 2 pontos
6º Pomerode – 1 ponto