
Por Roberto Dias Borba
A sexta conquista de Joinville no basquete em cadeira de rodas dos Parajasc está diretamente ligada com a trajetória esportiva e de vida de Wilson Pinheiro. Desde a formação da equipe, através do Cepe, em 1993, o atleta está presente no cotidiano desta modalidade. Particularmente, ele está acompanhando seguidas transformações que trazem benefícios pessoais e também para os cadeirantes.
Ao sair de Lages, em 1990, Wilson conheceu diversos esportes, incluindo atletismo, natação e também o halterofilismo. No entanto, três anos depois, ele diz que conheceu o basquete. “Foi uma paixão à primeira vista,” relembra com emoção. E também tem na lembrança quando a professora Sinara, antecessora de Aninha Teixeira, levou a equipe para a primeira competição interestadual – a 3ºª Divisão, em Belo Horizonte.
Retroceder nos quase 16 anos da formação da equipe, segundo Wilson, é possível comparar as dificuldades enfrentadas no passado com as facilidades que os deficientes físicos têm à disposição no presente. “Sentia certa dificuldade até para conseguir emprego, além da falta de acessibilidade,” descreve.
A conquista de espaço também ocorreu fora das quadras. “Hoje o deficiente é bem visto,” comprova. Funcionário da montadora BMW, em Araquari, Wilson participa do grupo de empregados que pretende justificar a importância do esporte além das atividades profissionais.
Aos 44 anos, Wilson Pinheiro tem planos para completar no início do segundo semestre do ano que vem o curso técnico de mecânica industrial veicular. Logo depois espera colocar em prática outro sonho, que é chegar ao ensino superior e passar a ser acadêmico de educação física.
O sexto título seguido de Joinville no basquete em cadeira de rodas dos Parajasc para Wilson Pinheiro é o “resultado do trabalho de um ano todo”.
Joinville conquistou o sexto título de forma invicta ao vencer Brusque por 73 a 42. Florianópolis completou o pódio, com o terceiro lugar.
Basquete em cadeira de rodas
1º Joinville
2º Brusque
3º Florianópolis
4º Balneário Camboriú
5º Concórdia
6º Blumenau