
A Fesporte e o Município de Caçador se preparam para a realização do Congresso Técnico (CT) dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que será transmitido ao vivo pela TV Fesporte no próximo dia 23 (quinta-feira), a partir das 14 horas, diretamente da Câmara de Vereadores de Caçador.
Quem, de alguma forma participa de eventos esportivos, já está bem familiarizado com o termo “Congresso Técnico”. Trata-se de um mecanismo imprescindível para a organização de todo grande evento esportivo. Não é diferente numa Olimpíada ou numa Copa do Mundo, por exemplo. Assim, congressos técnicos são realizados em todos os eventos da Fesporte.
O objetivo principal do CT é definir chaveamentos e confrontos, ou ordens de apresentação de atletas ou equipes em cada modalidade. Também se define a programação das modalidades com os horários específicos. Dele participam integrantes da comissão organizadora da Fesporte, representantes das federações esportivas e dirigentes esportivos credenciados dos municípios nas respectivas modalidades.
A maioria dos congressos técnicos é específica por modalidade e acontece, em geral, um dia antes do início da respectiva competição. Por requerer um sorteio com posição de chaves e maior número de participantes, as modalidades coletivas acontecem num único congresso técnico.
Basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, bocha, bolão 16 e bolão 23 são as modalidades que compõem o CT das coletivas. O número de chaves para o sorteio depende da quantidade de municípios participantes. Cada chave compõe-se de, no máximo, quatro municípios, sendo ela encabeçada por um município pré-classificado para a competição, baseando-se nos quatro primeiros colocados da edição anterior.
Normalmente o CT das coletivas ocorre depois de esgotado o prazo de inscrição (convocação e inclusão) que, no caso dos Jasc, esse prazo encerra-se no dia 21 de agosto. Além dos sorteios, o CT também oferece a possibilidade de que os dirigentes possam ter todas as informações necessárias entre locais de competições, alojamentos, horários, formas de disputa, etc.
O momento de passagem pelo município-sede para o CT também proporciona a cada dirigente municipal tratar de assuntos de infraestrutura e logística para a sua delegação durante o evento, como vistoria dos alojamentos e da estrutura de cozinha, e fornecedores locais.
A estimativa é de que cerca de 70 municípios estarão representados no congresso técnico das coletivas dos Jasc no próximo dia 23, seja em Caçador ou acompanhando a transmissão direta pelo Facebook dos Jasc (www.facebook.com/jasc2018).