Dança Catarina cresceu em 2018

Foto: Antonio Prado

Os números ainda não foram fechados, mas a estimativa é que cerca de mil  participantes a mais em relação a 2017 devam participar da edição  2018 do Festival Escolar Dança Catarina. A previsão é da coreógrafa Mapi Cravo, da gerência de esporte de base e inclusão da Fesporte, que coordena o festival.

“Em 2017 tivemos 4.410 participantes e acreditamos que este ano, ao final das 20 etapas microrregionais, participem cerca de 5.410 estudantes”, acredita Mapi.  Para defender essa tese ela explica que no ano passado foram inscritas 232 escolas e em 2018 foram quase trezentos. “292 escolas para ser mais exato”, explica a coreógrafa.

Além disso, ela destaca que em 2017 foram apenas 16 etapas contra as 20 deste ano. Até o momento já foram realizadas as competições nas microrregionais de Xaxim, São Miguel do Oeste, Saudades, Quilombo e Itá. “Em algumas delas tivemos que realizar o evento em dois dias. Em outras tivemos que antecipar a competição em duas horas e meia tamanho era o número de escolas participantes”, destaca Mapi Cravo.

A coreógrafa explica que a contabilidade do número real dos participantes se dá no momento em que a escola se apresenta no palco. “Só contabilizamos a escola que se apresenta. Do contrário ela não entra na nossa contagem. Por isso precisamos aguardar a realização de todas as etapas microrregionais para termos o número exato de participantes em 2018. Mas pelo que estamos vendo até o momento os números referentes à participação serão superiores a 2017, isso eu não tenho dúvidas”, garante Mapi Cravo.

As etapas microrregionais terminam em 19 de outubro em Governador Celso Ramos. Um dia depois, o festival entra na etapa regional com a participação das duas primeiras escolas classificadas em cada microrregional de sua região. As escolas participam nas categorias mirim, com dança livre;  categoria infantil,  com danças populares e folclóricas;   categoria infantil com dança livre, e categoria juvenil também com dança livre.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com prefeituras.

Confira o calendário

Etapas microrregionais

Salete – 26 de setembro

– Ituporanga – 27 de setembro

– Presidente Getúlio – 28 de setembro

– Indaial – 29 de setembro

– São João do Itaperiú – 30 de setembro

– São Joaquim – 10 de outubro

– Concórdia – 11 de outubro

– Irineópolis – 13 de outubro

– Vargem – 14 de outubro

– Camboriú – 16 de outubro

– Lauro Müller – 17 de outubro

– Governador Celso Ramos – 19 de outubro

Etapa regional

– Leste-Norte – Gaspar (20 e 21/10)

– Sul – Balneário Camboriú (17 e 18/11)

– Centro-Oeste – Caçador (24 e 25/11)

– Oeste – Xanxerê (30/11 e 1º/12)

Texto: Antonio Prado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here