
O Projeto Curta Mais Floripa, fundamentado na promoção de atividades esportivas, culturais e recreativas consolidou-se como o maior evento multidesportivo já realizado na Capital catarinense. Voltado às comunidades de diferentes regiões de Florianópolis, o Curta Mais Floripa impactou, durante quatro meses, entre atletas, público participante e aqueles que de alguma forma interagiram com o programa de suas ações, cerca de meio milhão de pessoas.
Originalmente concebido no período pré-pandemia, a terceira edição do Curta Mais Floripa 2021/22 atravessou o período crítico da crise sanitária sem abrir mão dos critérios de segurança. Adotou e colocou em prática todos os protocolos governamentais que pudessem impedir a propagação do Covid-19.
E ao adotar o codinome “Verão da Virada”, o projeto foi um desafio bem sucedido, justificado pela necessidade de dar à comunidade o lazer e a diversão sem que a cidade parasse para as pessoas que aqui vivem e daqueles que usufruem do que ela tem de melhor.
Um verão marcante e recheado de atrações para todos os gostos. A iniciativa movimentou cerca de 15.000 praticantes e simpatizantes em 16 modalidades esportivas e em atividades culturais que caracterizaram cada final de semana. Foram 46 eventos marcados pela plena satisfação de seus participantes. Do Norte ao Sul da Ilha e na região continental, 22 bairros e comunidades foram contempladas com diversas atrações.
Disputas que dosaram o rendimento com participação nas areias, no mar, nos campos e praças, foram constantes especialmente nas praias onde, além da população fixa da Capital, os turistas de temporada participaram significativamente das atividades.
Para o idealizador do projeto, o presidente da Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina (Afesc) Frederico Leite, o Curta Mais Floripa foi um marco para a comunidade florianopolitana. Segundo ele, o sucesso da iniciativa só foi possível com o apoio da Prefeitura de Florianópolis.
“Os agentes públicos entenderam a necessidade de movimentar o verão da Capital de uma forma diferente. Visionários por natureza e sensíveis às necessidades das comunidades e o público em geral, foram pontuais em todos os sentidos”, comentou, ao citar o secretário de cultura, esporte e lazer Ed Pereira e o prefeito Gean Loureiro.
Referência, também, aos parceiros comerciais e institucionais do projeto. Para Fred Leite, não há como negar a importância dos patrocinadores. Foram participações ímpares e, segundo ele nada se constrói sem apoio.
“O Curta Mais Floripa, apresentado pelos Supermercados Imperatriz e a Cerveja Corona, com patrocínio do Floripa Airport e o Colégio Santa Terezinha, o apoio da prefeitura de Florianópolis e as parcerias que adotamos com a rede de comunicação NDTV e a Rádio Magia FM foram imprescindíveis para o sucesso do evento”, salientou.
Ele acrescentou, ainda que o vínculo comercial e institucional destes parceiros, junto ao projeto, contribuiu significativamente para a fixação das marcas e valorização de seus produtos e serviços junto a diferentes segmentos e setores da cidade.
Curta Mais Floripa 2021/22
Modalidades contempladas:
Ciclismo (bike point), natação, vôlei de praia, beach tênis, pesca, futevôlei, beach soccer, futmesa, surf, altinha, pole sport, remo, bodyboardig, corrida (Night Run).
Localidades contempladas:
Itacorubi, Tapera, Lagoa da Conceição, Beira Mar Norte, Beira Mar Continental, Canasvieiras, Joaquina, Ingleses, Barra da Lagoa, Brava, Cachoeira do Bom Jesus, Moçambique, Campeche, Matadeiro, Armação do Pântano do Sul, Centro, Santinho.